6 formas de apostar em Marketing de Conteúdos
Marketips



"O conteúdo ainda é rei e continua a ser o elemento mais importante da estratégia." - Paulo Faustino

O conteúdo é das partes mais importantes de uma campanha de Marketing Digital. Abaixo deixamos algumas dicas que Paulo Faustino enumera para implementar nas suas estratégias:

 

1. Criar um Blog

Esta é uma boa ferramenta para gerar tráfego, é fácil de controlar as suas ações e analisar eficazmente o comportamento dos potenciais clientes. Um blog com um bom SEO e com um conteúdo relevante poderá gerar muito tráfego a longo prazo e atrair potenciais clientes. Não interessa qual é o tipo de negócio que possui, um blog é uma ferramenta indispensável para encontrar novos clientes.

 

2. Redes Sociais

Produzir conteúdos para as redes sociais não significa exatamente entretenimento. As redes sociais, atualmente, são usadas como principal meio de comunicação quando o objetivo é consumir conteúdo, encontrar informação ou a diversão. O posicionamento e a presença nas redes sociais deverão transmitir aquilo que a marca, empresa ou serviço pretende atingir.

 

Motivos para trabalhar os conteúdos nas redes sociais:

- São o local onde se encontra o público-alvo, pois é um local onde os consumidores passam muito tempo do seu dia;
- Os conteúdos podem atingir uma boa amplificação através das partilhas de conteúdo;
- As redes sociais são um bom local para esclarecer dúvidas aos clientes;
- Os seus anúncios são acessíveis e permitem que a mensagem chegue a um vasto número de pessoas a um custo baixo;
- São um local que gera tráfego, leads e autoridade;
- Complementam todas as outras estratégias de conteúdos.

 

3. E-mail Marketing

Uma boa estratégia de e-mail marketing necessita de uma boa segmentação do público-alvo: A segmentação é o segredo para a conversão. Essa segmentação tem de ser feita inicialmente para se obter resultados eficazes. Por exemplo, não fará sentido enviar conteúdos sobre carros a uma pessoas se ela se interessa mais por motos.

 

4. E-books

A criação de E-books é a compilação de vários artigos num e-book que podem ser descarregados em troca dos seus dados pessoais como, por exemplo, o nome e o e-mail. É uma excelente forma de gerar leads que, posteriormente, poderá nutrir através de uma estratégia de conteúdos via e-mail marketing, passando esses mesmos leads para clientes da sua marca, empresa ou produto.

 

5. Vídeos

Os vídeos humanizam o conteúdo e coloco numa posição de maior destaque, o que faz aumentar a notoriedade e gera uma maior confiança junto do seu target. Para além disso, também existem os lives que, para além de estarem na moda, têm um grande potencial de visualização.

 

6. Ferramentas

Existem duas vertentes importantes nas ferramentas que servem para auxiliar potenciais clientes. Em primeiro lugar, exigem a criação de um design, e em segundo lugar, o desenvolvimento destas ferramentas para desktop e mobile exigem um grande investimento. Todavia, é importante apostar nesta possibilidade, visto que é uma excelente forma de entregar algo útil aos seus clientes e assim gerar uma base de dados de leads com um grande potencial.

 

Em suma, o Marketing de conteúdos constitui várias ações que se destinam a criar e a divulgar conteúdos relevantes e úteis na Internet para atrair os consumidores. Ele é o elemento mais importante de uma estratégia. Do que está à espera?

 

Fonte: (Faustino P., Marketing Digital na prática)